Planejando

Aprenda em 8 passos a planejar viagens incríveis!

guia de viagem

Um guia completo e simples!

Você já sonhou em dominar o mundo? Ou pelo menos os melhores destinos de viagem? Se a sua resposta é sim, prepare-se! Neste guia incrível, vou mostrar como tornar suas viagens não apenas memoráveis, mas também fáceis de planejar. Com dicas que vão te fazer rir e inspirações que vão acender sua vontade de explorar, você estará pronto para conquistar o planeta, um destino de cada vez. Então, coloque suas malas em ordem e venha descobrir como transformar cada viagem em uma experiência épica!

1. Decida o destino e quantos dias vai viajar:

  • Faça uma lista: Anote pelo menos 5 lugares que você gostaria de conhecer.
  • Defina o tempo: Quanto tempo você tem disponível para viajar?
  • Defina um orçamento: Seja realista e decida o valor que você pode gastar na sua viagem.
  • Considere a época do ano: Decida se você está querendo ir pra um lugar frio ou quente.
  • Agora comece uma pesquisa: Eu sugiro o site Quanto Custa Viajar. Ele faz os cálculos pra você de quanto cada destino pode custar, da viagem econômica à luxuosa.

Pronto! Esse é o básico pra definir sua próxima viagem e colocar no seu radar as outras viagens que você gostaria de fazer!

2. Defina o quanto tem para gastar:

Para calcular um orçamento realista, monte uma tabela no Excel com as seguintes categorias:

  • Passagens/Transporte de chegada e saída: você vai de avião? De carro? De ônibus? Anote os valores de ida e volta. Se você for fazer mais de uma cidade, anote todas as pernadas da sua viagem e quanto irá gastar com cada uma. O valor não precisa ser exato nesse momento, porém não pode ficar muito longe da realidade, faça uma pesquisa rápida em qualquer site de passagens pra ter uma ideia do valor. (Você pode usar o Google Flights nesse momento)
  • Transporte na viagem: Você vai estar de carro? Quanto seu carro gasta por dia andando na cidade? Vai estar de transporte público? Quanto custa a passagem de ônibus/metrô da cidade que você vai? Não tem ideia né? Joga no Google: passagem de metrô na cidade X.
  • Hospedagem: eu sempre uso o Booking.com pra fazer essa pesquisa. Você precisa decidir se vai ficar em hostel ou em hotel. Vai viajar com mais de 2 pessoas? O AirBnb pode ser uma opção. Não sabe? Pesquise no booking e veja suas opções. Falaremos mais da hospedagem em outro momento.
  • Alimentação: aqui complica um pouco mas, de novo, o Quanto Custa Viajar te ajuda muito nesse momento. Esse site te dá um cálculo do quanto se gasta em um dia de alimentação econômica, média e luxuosa. E ainda calcula pela quantidade de dias que você especificar.
  • Atrações: Qual seu perfil de viajante? Você quer conhecer museus e atrações normalmente pagas? Dependendo do destino, você vai gastar mais ou menos. Se você for pra Disney, tem que fazer esses cálculos logo mas se for pra um lugar de praia, pode deixar esse cálculo por último. Nas minhas viagens, normalmente deixo isso pra calcular por último, depois que já pesquisei tudo que quero fazer na viagem.
  • Gastos com compras: Outro gasto que depende do seu perfil de viajante e do destino escolhido. Se você for viajar para Miami provavelmente vai gastar muito mais em compras do que se você for viajar para Cancun. O que eu costumo fazer é economizar em todo o resto da viagem e deixar o dinheiro que sobrar para as compras.

3. Monte o roteiro:

Mesmo que você não seja do tipo que planeja cada detalhe da viagem, pesquise sobre os pontos turísticos e veja onde você não quer deixar de ir.

  • Pesquise os principais pontos turísticos: O site/aplicativo Visit a City pode te ajudar e muito a pesquisar os principais pontos para visitar. Outra dica é usar o Chat GPT, experimente pedir para ele listar os 10 pontos imperdíveis da cidade que você vai.
  • Crie um itinerário: Organize seus dias de acordo com as atividades e locais que você quer visitar. Abra o seu Google Maps e, pra começar, faça o download do mapa da cidade que você está indo (isso vai te salvar caso fique sem internet). Comece salvando os pontos que você deseja visitar em uma lista de Favoritos, assim você vai poder ver quais pontos estão perto uns dos outros e não perder viagem visitando a mesma área e perder tempo com deslocamentos.
  • Seja flexível: Deixe espaço para imprevistos e para explorar lugares novos.

4. Reserve passagens:

  • Compare preços: Existem muitos sites comparadores de viagens, eu indico o Turismocity e o Zupper Kiwi. São os que eu uso normalmente pra pesquisar as minhas passagens.
  • Cuidado com a dica “Reserve com antecedência”: Às vezes, com muita antecedência, os preços também ficam mais altos. Se você está procurando com antecedência, ative os alertas de preços, assim você será avisada quando os preços caírem. Uma boa ideia é procurar no Google Flights pra saber se os preços estão altos ou baixos para a média, assim você fica sabendo quanto ainda tem chance de economizar.

5. Reserve a hospedagem:

  • Sites: Os sites que eu indico são Booking.com e Hoteis.com. Mas antes de fazer sua reserva, procure o site oficial do hotel que você escolheu e veja qual o preço eles estão cobrando pela reserva diretamente com eles: não é nem tão raro encontrar preços mais baratos reservando diretamente com o hotel (se você tem desconto dos programas de fidelidade desses sites, isso dificilmente vai acontecer).
  • Viagens em grupos: Se você for viajar em grupos de 3 ou mais pessoas, tenho duas dicas: uma é a conhecida “reserve um airbnb” mas não procure só lá: o Booking tem um filtro para procurar apartamentos também. A outra dica é: procure quartos compartilhados em hostels. Muitos hostels tem quarto para 2 pessoas ou mais e você pode fazer a reserva de um quarto fechado colocando todas as pessoas na mesma reserva. Assim vai aproveitar os valores de um hostel porém com quarto e banheiro só para vocês.
  • Região: Depois que você salvar seus pontos de interesse no Google Maps, vai conseguir escolher a melhor região para escolher seu hotel! Se os preços não estiverem tão atrativos, procure nas imediações.

6. Organize a documentação:

  • Passaporte: Verifique a validade do seu passaporte e se precisa de visto para o destino escolhido. Se você não tem passaporte, dê entrada pelo menos 6 meses antes da viagem. Você pode pedir o passaporte de emergência porém tem chance de não conseguir.

Lembre-se: a maioria dos países da Europa não precisam de visto para viagens de até 3 meses, EUA precisa de visto, Canadá, se for entrar por avião, o visto é tirado online e a maioria dos países da América do Sul você pode viajar só com o RG (com expedição de no máximo 10 anos atrás).

  • Vacinas: Consulte um médico para verificar se precisa tomar alguma vacina. Se você completou o esquema vacinal brasileiro dificilmente vai precisar de alguma outra vacina. Confirme se você precisa da vacina de febre amarela para o seu destino.
  • Seguro viagem: Contrate um seguro viagem para garantir que você estará protegido em caso de imprevistos. Se sua viagem for ter algum tipo de esporte, nem que seja uma trilha, procure bem seu seguro e garanta que ele cubra acidentes em esportes ou você pode ficar na mão. Lembre-se: o seguro é realmente para o caso de emergências.

7. Faça uma mala inteligente:

  • Liste tudo o que precisa: Faça uma lista de tudo que você vai levar para não esquecer nada.
  • Leve apenas o essencial: Evite levar muita roupa e objetos que não serão utilizados.O ideal é você levar pelo menos 2 partes de cima para cada parte de baixo. Tenho uma regra: se eu não uso muito em casa, não vou usar na viagem! Então evite aquela blusa que só combina com aquela saia super chique que você nunca consegue combinar com nenhum acessório (claro, isso não vale para peças específicas como casacos de frio e saídas de praia).

Para uma mala perfeita, contrate os serviços da Gabi Guaglini. Você inclui nos gastos de viagem, leva só o que vai precisar e viaja super estilosa!

  • Organize sua mala: Você pode usar organizadores ou, se tiver peças muito volumosas (como para uma viagem de inverno), compre sacos a vácuo para viagem: você tira o ar sem precisar de bomba e eles ocupam menos espaço. Não se esqueça de pesar sua mala: malas de bordo devem ter no máximo 12 kg (dependendo da companhia aérea) e malas despachadas 23 kg. (Não tem uma balança? Compre a sua aqui, quebra um galhão)

8. Esteja aberto a novas experiências:

  • Lembre-se de não ficar presa aos detalhes do seu planejamento, muita coisa dá errada na viagem, você precisa ser flexível.
  • Faça novos amigos e aprenda sobre a cultura local.
  • Aproveite cada momento: A viagem é uma oportunidade para relaxar, se divertir e criar memórias inesquecíveis.

Dicas extras:

  • Compartilhe sua experiência: Utilize as redes sociais para compartilhar suas fotos e experiências com seus amigos e familiares.
  • Seja sustentável: Respeite o meio ambiente e a cultura local.

Agora é só seguir o passo a passo e embarcar na próxima aventura e não se esquecer de levar uma dose extra de bom humor na bagagem. Vai ser um sucesso!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário contando sobre a sua próxima viagem! Se tiver alguma dúvida pode me mandar aqui ou no meu instagram!

Uma piloto de navio que leva a vida pra viajar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »